sábado, 24 de setembro de 2016

Making Off de Gambiarras

Quem não gosta de admirar uma bela fotografia, feita com dedicação e atenção não é mesmo? Porém, muitas pessoas ainda se prendem a idéia de que para fazer fotos profissionais, necessitam de equipamentos profissionais. NÃO, não pense assim! A única coisa que você precisa é de Criatividade, o resto nós damos um jeito haha
O post de hoje vai ser sobre dicas, técnicas e gambiarras para você fazer fotos melhores e mais elaboradas e o melhor de tudo, sem gastar quase nada. A nossa primeira dica vai ser sobre:
C E N Á R I O / F U N D O
B A C K G R O U N D 
Algo que eu uso bastante para fazer fundo de fotos, principalmente posts de D.I.Y e Resenhas de Livros, é color set colorido e papel de presente. Um investimento que não passa de 1,00, mas que te trás um ótimo resultado. Veja alguns exemplos que sempre uso:
 Papel de presente colado na parede, para foto de resenha.
♥ Color set estampado para fotos de Faça Você Mesmo!
Uma coisa que eu não abro mão é de um fundo branco. No começo eu usava folha de sulfite, mas depois começar a ultilizar lençol o que ajudou muito. O lençol franzido fica mais harmonioso para resenhas de livro, já o fundo infinito de sulfite, dá um destaque maior para  o objeto. E caso você não tenha um lençol, que foi o meu caso no começo, utilize um retalho de tecido mesmo. Comprei o meu em uma casa de tecidos, 80 cm de algodão por 3,90 e ficou super bacana. Veja um exemplo de cada:
Sulfite X Lençol
Resenhas de livro. 
Outra coisa, que na minha opinião dá um contraste ótimos nas fotos, é jornal. Muitos não gostam e dizem que deixa a foto muito "carregada" porém, eu penso ao contrário. Minha dica é: Não utilize a parte que tem imagens no jornal, apenas o escrito! Isso vai fazer um fundo bacana, objetivo e vai deixar sua foto mais clean.
E como nossa última dica de fundo, utilize a parede! Sim, isso mesmo. Sempre faço fotos junto com a minha amiga Maria Vitória, nós sempre fotografamos na parede. Coloridas, com grama ou apenas na parede branca mesmo, o resultado fica ótimo. Dá uma olhada:
Fotografe nas paredes e fundos legais! PS: ótima dica para blogueiras que fazem Look do Dia.
C O M P O S I Ç Ã O
O B J E T O  P R I N C I P A L   X   E N F E I T E S
Nossa próxima dica é também, um dos principais conceitos de Fotografia. Amontar uma composição bacana para suas fotos pode parecer difícil, porém é mais fácil do que parece. Vou te ensinar duas técnicas.
Composição Paleta de Cor: Utilize objetos que possam ter alguma semelhança de cor com o alvo central da sua foto, por exemplo: Seu objeto principal é um livro vermelho então, use objeto azuis, rosa, brancos ou amarelos, cores que vão deixar mais harmonioso sem sobrecarregar sua foto.
Composição Semelhança: Um estilo mais fácil. Combine os itens da sua foto, de modo que tenham alguma semelhança entre si, seja ela por cor, formato, tamanho ou utilidade. O importante é não exagerar! haha
Composição de uma foto com materiais para um D.I.Y.
Outra coisa super bacana para composição, são as flores. Simples e delicadas, deixam a foto mais bonita. Um que eu sempre uso chama-se mosquitinho! Ela é super barata e muito fácil de ser encontrada, custa cerca de 5,00 o ramo e dura um tempão! É essa da foto abaixo:
I L U M I N A Ç Ã O
L U Z   B R A N C A    X     L U Z    A M A R E L A
A iluminação com certeza é uma das principais coisas que não podem faltar em uma fotografia. Uma das minhas dica é: Sempre utilize criar um contraste entre os estilos de luz! Costumo mesclar entre luz branca e luz amarela, criando um efeito mais harmonioso! 
Uma idéia é ultilizar o flash do celular como iluminação, pois em sua maioria, eles possuem luz de led e criam um ótimo contraste com a luz amarela.
G A M B I A R R A S
P A R A    V O C Ê    S E    I N S P I R A R
Empilhar livros, usar uma peça de roupa como cenário, pedir ajuda a alguém para segurar um objeto é sempre válido na hora de fazer uma boa foto. Então, para vocês se inspirarem eu fiz um making off de duas fotos que já foram postadas aqui no Blog. Vejam como a maioria das fotos aqui são feitas:
Viram quanta coisa da para se fazer sem gastar quase nada? Pois é, assim como muita coisa na vida a fotografia é apenas uma questão de prática e criatividade. Meu objetivo com esse post é mostrar que na fotografia não existe limites então, não se prenda! Seja livre e criativo 
Espero que vocês tenham gostado, me contem nos comentários o que acharam e se vocês quiser EU FAÇO UM POST EXCLUSIVAMENTE SOBRE DICAS DE EDIÇÃO DE FOTO, que tal? hahaha Um abraço e até logo!
Facebook  Instagram  Tumblr   Flickr  You Tube  Fã Page do Blog 

54 comentários:

  1. Adorei o post! Algumas dessas diquinhas eu já usava, como o papel de presente na parede! Eu tava procurando mesmo como fazer a foto para meu próximo post de resenha literária e super amei essa com o fundo brancoo! Obrigada pelas dicaaas <3 Amei seu blog lindo de mais <3
    www.ticthatiscool.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh que bom saber, fico muito feliz! :)
      Então, fundo branco é tudo e fica lindoooo! Não dispenso.
      Agradeço seu carinho e seu acesso, volte sempre!
      Um beijo.

      Excluir
  2. Muito interessante esse post.Quando nós vemos essas fotos, não imaginamos o quanto é algo simples, porém bem elaborado. Dá um resultado muito legal! Parabéns pelo post. Ficou muito legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh que bom que gostou Brenda <3
      Pois é, isso me motivou bastante a fazer esse post, mostrar como realmente são feitas as fotos do Blog.
      Obrigado! Beijos!

      Excluir
  3. Lukas. Tu arraza mesmo. Eu já tinha visto muitos posta e vídeos falando sobre essas gambiarras, mas o grito que você fez ficou mágico. O que eu achei mais legal é que você mostrou a gambiarra é o resultado final. E meu Deus eu ainda não acredito que dá pra tirar fotos tão lindas assim, vou começar a testar todos. Amei, amei, amei. Continue fazendo essas maravilhosidades. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que isso Eliza <3
      Pois é, dedicação e criatividade ajudam muito haha O legal de mostrar o antes e depois é que comprova o que eu disse, a foto fica muito profissional haha.
      Vou continuar! Beijos.

      Excluir
  4. Finalmente o post que eu estava tanto esperando, hahah
    Adorei suas dicas, o post ficou bem completo. Suas gambiarras são as melhores e já tirei alguns inspirações, obrigada :))
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh Betânia, sua fofa! Fico feliz que tenha gostado do post e que ele tenha sido útil.
      Boa sorte com as fotos, beijos!

      Excluir
  5. Cara que de mais, eu amo fotografia, mas só tenho o celular mesmo, gosto muito das minhas fotos, mas com tuas dicas vou melhorar basante.

    Blog Entre Ver e Viver

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bacana Caroline! Espero que o post te ajude e que seja útil!
      Um beijo e boa sorte!

      Excluir
  6. kkk, bate aqui, amigo de gambiarra! kkk, Amei seu post. Para mim só falta a iluminação que foi a unica coisa que ainda não consegui incluir na minha gambiarra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh bate ai Letícia o/
      Gambiarra é tudo nessa vida shauhsua, ah eu demorei um pouco para conseguir também, mas as vezes nem uso a luz artificial pois sou mais natural haha
      Beijos!

      Excluir
  7. O rei das gambiarras! Arrasou! Muito obrigada por compartilhar conosco as suas ideias e dicas, obrigada mesmo!
    Sucesso sempre
    Abraços!
    Tamara
    Blog Tamaravilhosamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente tenta né Tamara! haha
      Imagina, fico feliz que tenha sido útil.
      Obrigado, beijos!

      Excluir
  8. Olá, Lukas!
    MELHOR POSTAGEM EVER *-* Tem toda razão em dizer que não precisamos de câmera profissional para tirar ótimas fotos! Suas gambiarras são muito boas haha Algumas já aderi haha Amei!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nathalia! ♥
      Fico muito feliz que tenha gostado e que o post tenha sido útil!
      Um beijo ♥

      Excluir
  9. Tu arrasa nessas gambiarras! Incrível como coisas tão simples podem mudar uma fotografia drasticamente e estarei aqui aguardando super ansiosa pelo post de dicas de edições.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Fabiana, a gente tem que aprender algumas não é mesmo haha
      Mas fico feliz que você tenha gostado do post, continue acompanhando que logo logo eu posto haha
      Um beijo! ♥

      Excluir
  10. Oláá
    Nossa... Que post mais arrasador!
    Eu amo usar folha sulfite, cartolina e tecidos, mas agora tô me perguntando como não pensei em usar papel de presente 100or! aksopaksop
    Ahhh uma dica que não vi ali, mas que é ótima tbm é usar uma imagem no notebook ou na tv por hdmi como fundo... Dependendo do background escolhido dá super certo! ^^
    Amei as dicas e já estou acompanhando!
    Bjoos

    Jovem Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eloísa, que bom te ver por aqui ♥
      Ahhh são os truques simples que dão mais personalidade ás fotografias. Verdade! Eu também já vi e fica lindo!
      Um beijo ♥

      Excluir
  11. hahaha, adoooooro. Não que eu possa me gabar das minhas fotos maravilhosas#sqn, mas tenho utilizado muitas gambiarras,uso minhas roupas mesmo, aquela blusa com a estampa legal, a preta lisa, etc. E faz uma grande diferença mesmo. Só me falta uma camera e uma iluminação mais bacana, mas um dia, um dia... alcanço algo próximo ao seu nível hahah. Adorei mesmo!

    Blog Insaturada
    Facebook
    Instagram do blog
    Instagram Pessoal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh sempre uso Allana, nada como um fundo legal usando a própria peça de roupa haha!
      Um dia ainda chegaremos lá e faremos fotos super profissionais.
      Um beijooo! ♥

      Excluir
  12. Eu simplesmente amei o seu post, é muita dica legal que eu ainda não uso. Eu fotografo bastante fotos de produtos e fica do lado um espaço branco que eu poderia colocar outro objeto para ficar mais bonito. E as gambiarras, tentarei fazer algumas aqui em casa. Vou salvar o link deste post *.*
    Charme-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh que bom Simone, fico muito contente em saber disso! ♥
      Pois é, as dicas de composição são ótimas para fotos de resenhas. Faz sim, depois me manda uma foto e o resultado final :)
      Um beijo e boa sorte ♥

      Excluir
  13. Eu uso roupas brancas ou cartolina branca de fundo, mas a câmera do meu celular não ajuda muito hahah Suas dicas vão me ajudar. Mandou muito bem. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já usei a cortina Isa, fica lindo e dá um resultado ótimo! ♥
      Ah mas tenho certeza que você faz fotos lindas assim mesmo.
      Um beijo :)

      Excluir
  14. Amei as dicas. Nunca pensei em usar papel pra presente. haha. Adoreii <3

    ResponderExcluir
  15. Oie Lukas, adorei as dicas, quem nunca teve que improvisar e fazer uma gambiarra básica haha.
    Essas ideias de papel de fundo são ótimas, curti muito!

    Beijos
    Fran
    Achei e Rabisquei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fran ♥
      Pois é né?! Fico feliz em saber que você gostou do post!
      Beijos!

      Excluir
  16. Adorei suas dicas, eu estou começando a tirar minhas próprias fotos pro meu blog e suas dicas foram muito boas mesmo!! Obrigada. Suas fotos estão lindas.. com toda certeza vou usar essas dicas! beijos

    Vivendo de Fases 🌙

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz Day, espero que sejam úteis! ♥
      Ah que bacana, parabéns! Quando resolvi fazer minhas próprias fotos pro blog, notei que meu público cresceu muito!
      Usa sim, depois me conta!
      Beijos ♥

      Excluir
  17. Eu adoro suas fotos mesmo, você arrasa demais <3
    Já anotei algumas dicas pra colocar em prática no dia a dia!
    Gambiarra é vida hahaha
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Rafaela, você é um amor assim como seu blog <3
      Faz sim, depois me conta se deu certo e como ficou o resultado final!
      Beijos! <3

      Excluir
  18. Nossa amei! Tô louca pro carregador da minha câmera chegar logo pra eu testar algumas coisinhas, eu sempre venho aqui ler sobre fotografia, amo demais. <3
    Blog da Vicky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh que bom Victória ♥ Fico super feliz em saber!
      Meu deus cara, que amorzinho você! É maravilhoso ler um comentário assim ♥
      Sinta-se convidada a voltar sempre!
      Beijos.

      Excluir
  19. AI QUE LINDO ♥
    Eu já segui algumas dessas dicas, e não é que dão certo?
    Socorro, você arrasa, menino ♥

    Beijos,
    Flá Bergamin
    http://voceetaolivro.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh que bom Flavia, fico feliz em saber que as dicas foram úteis ♥
      Agente tenta shuahsua
      Um beijo, boa sorte com suas fotografias!

      Excluir
  20. Oi Lukas amei o seu post e as dicas. Conhecio teu trabalho no facebook mas ainda não conhecia o blog, suas fotos são lindas. Parabens pelo seu trabalho e obrigada pelas dicas que vou tentar usar pra melhorar as minhas fotos.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia ♥
      Fico feliz em saber :)
      Que bom que você veio aqui conhecer o blog ♥ Usa sim e depois me conta se deu certo.
      Beijos e boa sorte! :)

      Excluir
  21. Lukas, amei o post também! Você é muito fera, cara! :)
    Suas fotos são lindas e eu amei as dicas.

    Att,

    PEDRIM OLIVEIRA
    UM MENINO LEITOR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Pedro, fico feliz com seu comentário.
      Usa as dicas e depois me conta como ficou o resultado.
      Um abraço!

      Excluir
  22. Que post legal, adorei suas gambiarras.
    Com o tempo a gente vai pegando o jeito e as fotos vão ficando ainda mais bonitas.

    Beijos
    www.caroldoria.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Carol, fico feliz que você tenha gostado ♥
      Pois é, prática gera perfeição haha
      Beijos ♥

      Excluir
  23. Adorei o post! Acho que agora finalmente consigo tirar uma foto com fundo branco.
    Muito obg pelas dicas incríveis!
    Bj bj :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh que bom Leticia, fico feliz que goste ♥
      Use e depois me conte como ficou kkkkk
      Beijo ♥

      Excluir
  24. Lukas, que post perfeito. Já vou usar suas dicas para fazer minhas próximas fotos do instagram.


    Beijos

    Lili
    Meninas na Literatura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Usa sim Lili, já estou ansioso para ver o resultado ♥
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  25. QUE POST MARAVILHOSO <3 Não só com dicas legais, mas também achei muuuito divertido de ler! Eu faço várias gambiarras nas minhas fotos, mas as suas são melhores kkkkkkkk. Eu adorei as fotos do "gambiarra x foto", e as dicas foram sensacionais <3 Amei <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Lariz ♥
      Que bom que gostou do post, deu um pouco de trabalho mais valeu muito à pena haha
      Sim :) As gambiarras são sempre bem vindas ♥ Beijos!

      Excluir
  26. Adorei as dicas! Já salvei sue post aqui nos favoritos pra aprender a tirar fotos lindas assim!
    Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Lívia, fico muito feliz que tenha gostado das dicas e espero que elas sejam úteis para você! ♥
      Um beijo!

      Excluir
  27. Preciso dizer que: amei esse post. As fotos estão lindas e adorei as dicas! A dica de Composição pela paleta de cor me lembrou demais do conteúdo de uma disciplina que tive na faculdade que, adivinhe, se chamava cor e composição, e aprendemos a harmonizar cores através do círculo cromático. O objetivo era aplicar isso na moda, mas nunca pensei que fosse ser útil também na fotografia haha Pelo menos agora eu já sei.

    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Ki, fico tão feliz que tenha gostado ♥
      Sim, eu estudei isso em um mini curso de design que eu fiz, ajuda muito pois tem muita gente que não sabe qual tom fica harmonioso com outro tom!
      Uma ótima dica haha
      Obrigado pelo carinho, beijos! ♥

      Excluir