segunda-feira, 10 de abril de 2017

O Fotografei que você não vê | Making Off

Já faz um certo tempo que eu tive essa ideia, porém ainda não tinha conseguido retirá-la do papel. Muitos de vocês já acompanham a página do blog lá no Facebook e sabem que eu sempre compartilho o Making Off de como algumas fotos aqui do blog e do instagram são feitas. Então, pensando nisso resolvi mostrar a parte técnica do blog, aquela que geralmente vocês não enxergam.
Você irá descobrir como o fotografei é feito , lugares, métodos, gambiarras e tudo mais. Admito que me enrolei um pouco com o post, pois não sabia exatamente o que contar, como mostrar e se vocês iriam gostar, mas depois de uma pequena votação lá no Facebook, descobri que a ideia é realmente boa. 
Para ficar mais fácil separei em tópicos, assim consigo explicar de forma mais detalhada cada item.
Vamos aos segredos!
1. Onde e como as fotos são feitas?
As fotos de resenhas, capa de textos, livros e publicidade são feitas na minha casa, pois eu ainda não tenho um estúdio, na maioria das vezes são feitas no móvel branco debaixo da janela do meu quarto ou na parede da cozinha, que são os lugares que tem a melhor iluminação da casa. 
Uma coisa que me ajuda muito é ter horários para fotografar, acreditem isso ajuda muito. Gosto de fotografar entre 13:30 e 15:00  durante a semana e 7:30 as 9:00 nos sábados, que são os horários com a melhor luz natural, minha favorita da vida.
Foto feita em cima do criado mudo, em comemoração as 50.000 views do blog 
2. Equipamento usado nas fotos.
Eu fotografo com uma Canon T5, usando a lente do kit 18-55 mm e as vezes a 50 mm 1.8. Um tripé de 1,5 m do site Tudo Para Foto, um moto G2 e algumas lente para celular dependendo da ocasião. A dição das fotos e feita parcialmente no VSCO CAM e no Lightroom, apenas coisas simples como ajustes de luz e sombra, saturação e tom de pele, deixando as fotos mais clean ou mais dark para combinar com o blog/feed.
3. Montando cenários e o processo de composição das fotos.
Essa é definitivamente minha parte preferida do blog . Ao contrário do que muitos imaginam, não eu não tenho um móvel de cada cor em casa -queria, mas não tenho- então, a maioria dos cenários são feitos e elaborados de formas improvisadas, porém criativas e planejadas. 
Gosto muito de um fundo branco, então uso meu criado mudo, mas quando preciso de algo mais colorido, opto por papeis como color set, sulfite ou papel cartão. Inclusive, além de ter vários em casa, tenho o hábito de sempre que vejo algum diferente na papelaria eu já compro, pois sei que em alguma hora ele será útil haha. Mas mesmo com tudo isso, também não abro mão da beleza natural das flores e árvores.
A composição das fotos é feita baseado em várias questões, incluindo estilo do post, tema e ideia. Na maioria das vezes é feita por padrão de cor ou semelhança entre os objetos que estão sendo fotografados. Eu gosto muito da ideia de se criar paletas de cores para foto, pois além de lindo e um trabalho super divertido de se fazer.
Além disso, tenho vários props -objetos portáteis usados em composição da fotografia-  em casa para ajudar, mas quando eu decido usar algo que eu não tenho, corro atrás um dia antes das fotos, para agilizar o processo e conseguir me organizar melhor.
Nessa foto foram usados alguns props, como a moldura, enfeites de natal e um moletom vermelho, sim, na maioria das vezes os tecidos/panos bonitinhos que vocês veem nas fotos, são peças de roupas minhas.
4. Preparo das postagens e ideias.
Já mencionei sobre meu cronograma de ideias aqui no blog algumas vezes, mas vou retornar a esse ponto outra vez, pois a ideia é realmente boa. Antes de ter a ideia para um post e começar a prepara-lo, gosto muito de navegar pela internet -Pinterest/We Heart It- para poder ter contato com algumas inspirações. Logo em seguida eu anoto tudo que me vier a mente e que for útil em um papel, para então começar a desenvolve-las. Todo esse processo gasta em média de 2 a 4 horas.
Em seguida o post é feito e depois revisado. Para então dar início ao processo de estética e design do post, onde ele é formatado  para ser agradável aos olhos de quem lê e organizado de forma esteticamente bonito para ser publicado e divulgado.
5. A equipe fotografei 
Na maior parte do tempo eu trabalho sozinho, mas sempre recebo ajudo de alguns amigos muito queridos. O Igor Abreu me ajuda na parte de edição das fotos e capas, incluindo banners e logos. A Maria Vitória, vulgo Mavi, me ajuda com a parte de fotografia, emprestando objetos e me ajudando a fotografar. A Renata Borges me ajudou várias vezes com correção de texto, algo que é muito importante. 
E claro, por último mas não menos importante, minha mãe  Que é minha fotógrafa, assistente, criado de ideias e incentivadora do blog.
@Okay_Lukas | @Iggabreu | @Mavifaria 
6. Estamos cheios de gambiarras.
Isso acabou se tornando uma característica minha e do blog. Já contei algumas vezes sobre pessoas que me conhecem como menino das gambiarras e sério, isso é super divertido.
Sempre que começamos a acompanhar uma pessoa desde o inicio, ouvimos histórias de como começar, dicas para iniciantes e tudo mais. Eles sempre contam que assim como todos, começaram de baixo, empilhando caixas e livros para usar de tripé, uma webcam de câmera e isso é real, eu já passei por isso. Mesmo agora, com um equipamento bem melhor do que eu tinha a quase três anos atrás, não abro mão das gambiarras. Elas podem ser simples, mas motivam e desenvolvem a criatividade, trabalham o pensamento de que seu equipamento não é a parte mais importante, isso é incrível.
Enfim, espero que tenham gostado de saber como o conteúdo do blog é feito. Não é nada de outro mundo, porém não vou mentir que não dá trabalho, pois realmente dá. Toda essa parte de fotografar e editar faz uma bagunça enorme, ainda mais quando é D.I.Y, mas eu amo muito tudo isso. Esse são os meu segredos haha, qualquer dúvida só deixar nos comentário.
Um abraço, até logo!  

46 comentários:

  1. Adorei o post. Como gosto muito do seu blog é sempre legal entender como tudo é feito <3
    Dá pra ver que você se dedica bastante para deixar o Fotografei do seu jeito :)
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Betânia, fico super feliz que tenha gostado do post ♥
      E mais uma vez, obrigado pelo seu carinho comigo e com o blog, também amo o sorriso espontâneo.
      Um beijo! ♥

      Excluir
  2. O povo acha que manter um blog é só sair escrevendo as coisas do nada e apertar o botão de publicar né?
    Legal desse post é para que eles vejam como é longo e elaborado esse processo criativo.

    Beijos
    www.jadeamorim.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é jade, antes fosse fácil assim haha Apesar de que, não teria tanta graça.
      Sim, eu gostei muito disso também. Fico super feliz que tenha gostado.
      Beijos! ♥

      Excluir
  3. MEU DEUS.Q UE POST MAIS LECAL E INSPIRADOR.
    Nunca tinha visto um desse tipo, adorei. E já anotei varias dicas!!!! ♥ Suas fotos são realmente lindas, parabéns!


    http://jubaqueen.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh que amor você Julia, fico super feliz que tenha gostado ♥
      Beijos! ♥

      Excluir
  4. Primeira vez no seu blog e ja estou morrendo de amores!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Lukas.
    Minha câmera é uma PowerShot dá Canon, queria poder investir em um câmera melhor, mas no momento não posso. No entanto, me preocupo muito com as fotografias que tiro para o blog e também uso muitos recursos do qual citou principalmente a luz natural realmente isso faz toda diferença. Gostei da ideia das folhas coloridas.
    Enfim, amei seu post e achei muito informativo. ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila! ♥
      Sim, são dicas bem simples e super fáceis de se colocar em prática haha espero que elas te ajudem e caso precise de alguma coisa, uma dica ou até um encorajamento, pode vir falar comigo haha ♥
      Um beijo!

      Excluir
  6. Olá, amei conhecer o seu blog e também como você o faz. É muito bom ver a paixão que você tem pelo seu blog, é isso já o faz ir bem longe. Amei as informações que você disponibilizou.
    Todo sucesso pra ti.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ♥ Fico super feliz em saber que gostou do blog, seja sempre muito bem vinda aqui haha
      Grato pelo carinho, beijos! ♥

      Excluir
  7. Eu AMO fotos com fundo branco. Como não tenho, eu uso uma toalha de banho branca e tiro as fotos nos mesmos horarios que você 💜

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh que legal, fico feliz que tenha se identificado com a dica.
      Beijos ♥

      Excluir
  8. Que post mais lindo, Lukas. Muito bem ilustrador e escrito <3 parabéns!

    Eu já devo ter dito que amo suas fotos *-* sério, você e muito talentoso! Minha foto favorita do post foi essa que tem o livro, os enfeites e o moletom; me identifiquei bastante quanto ao moletom porque eu também uso peças de roupas para fazer composições haha. Ah, e eu adoro gambiarras, especialmente quando o assunto é inventar fundos para as fotos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Luana, fico feliz em saber que gostou ♥
      Sim, essa realmente é uma ótima dica não é mesmo? haha que bom que também se identificou com isso, me deixou muito feliz.
      Beijos!

      Excluir
  9. É muito engraçado como um resultado lindo surge no meio de um monte de contratempos. Ótimo post, muito bem organizado, e as fotos são lindas. Tudo que você falou é realmente tão importante, iluminação, composição de cores, cenário, props... parabéns pelo esforço e resultado!

    Beijo!
    Amanda
    Metamorphya••• Particpe do Sorteio de 1 Ano do Blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Amanda, já me peguei pensando sobre isso também.
      Muito obrigado pelo apoio, isso é muito importante para mim ♥
      Beijos ♥

      Excluir
  10. Que post incrivel, adorei as imagens e a forma como construiu cada paragrafo, arrasou demais e as dicas são otimas! Parabens e sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Sthefani, de verdade ♥ Fico super feliz que tenha gostado, beijoss ♥

      Excluir
  11. Suas fotografias são incríveis, jamais iria dizer que existem tantas gambiarras assim! kkkk
    Acho que a vida é feita de gambiarras, estamos sempre improvisando algo!
    Amei suas dicas! Já anotei algumas para utilizar também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é haha Existem e ainda tem mais viu ♥
      SIM, MEU DEUS ADOREI ESSA FRASE HAHAH vou usar para vida.
      Fico super feliz que tenha gostado Thais, beijos!

      Excluir
  12. Gostei muito do post, detalhado, interessante e consegui tirar bastante dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Andy, espero que faça um bom uso das dicas e que elas te ajudem a crescer ainda mais, beijos ♥

      Excluir
  13. Puxa! Amei as dicas. Deu pra ter uma boa ideia do trabalho e vai dar pra aproveitar algumas também. Parabéns pelo empenho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Raquel, fico super feliz em saber disso ♥
      Espero que as dicas te ajudem, beijos!

      Excluir
  14. Que lindo seu post Lukas! O cuidado que você tem com as fotos e como o trabalho que é mostrado no blog, é o seu diferencial, e com certeza, o que leva ao seu sucesso! ♥ ps: lentes 50mm são vida ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Luciana ♥
      Ahhhhhhhh que amor, muitíssimo obrigado pelo carinho e pelo apoio, é muito importante para mim haha
      Sim, também amo ♥ Beijoxx

      Excluir
  15. Oioi!
    Adorei seu post ! A gente vê essas fotos incríveis e às vezes não para pra pensar o trabalho que da fotografar né ?!
    Gostei muito das suas dicas também ... ainda não comecei s fotografar assim mas vou me dedicar ! ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Fico super feliz me saber que gostou do post, foi preparado com muito carinho haha ♥
      Pois é, por isso achei legal a ideia de fazer um post contando como tudo é feito por aqui haha Um beijo!

      Excluir
  16. Que legaaaal! Adorei seu "making off" rsrs Adoro fotografia, tenho muita vontade de fazer um curso para tirar fotos mais bonitas não só para o meu blog, mas na vida mesmo rsrs Quero muito comprar a T5i pra poder tirar foto, mas no momento ainda não tenho condições rsrs Você poderia fazer um post falando sobre edição de fotos e os melhor programas/apps para isso hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, fico muito feliz em saber disso.
      Pode deixar que eu vou anotar sua sugestão haha muito obrigado!

      Excluir
  17. Achei demais conhecer o que vem por trás das suas obras de arte! Eu amo ter papéis diferentes em casa para fazer cenários, principalmente pelúcia e eva com glitter! Beijo :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Karol, além de prático o resultado fica lindo haha ♥
      Que bom que gostou, beijos!

      Excluir
  18. AAAAAAAAAAAa amei seu post! Estava esperando muito por ele, até salvei para pegar as dicas. Minha maior dificuldade é fazer composição, gostaria que você fizesse um post falando só desse tema. Seu cantinho é um amor e você manda muito nas fotos, quando eu crescer quero ser igual você! hahahaha

    Skyscrapers

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Vick ♥ Fico muito feliz em saber disso!
      Claro, pode deixar que eu ou fazer! Estou pensando em pegar os itens desse post e fazer um post mais elaborado sobre cada um, o que acha?

      Excluir
  19. Sempre que venho aqui fico maravilhada com o seu talento, sério. Você, além de saber lidar muito bem com o fato de não ter um estúdio, tem uma criatividade enorme e consegue transformar as fotos, é incrível! <3

    Beijos ♡
    misinwonderland.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Ótimo seu post, bem explicado, também procuro inspirações no Pinterest sempre antes de alguma publicação tanto no blog como no instagram, parabéns pela organização. Sucesso

    ResponderExcluir
  21. Muito legal a organização e a dedicação de todos,por isso sempre temos que dar valor ao nosso trabalho,pois apenas nois sabemos o quato nos dedicamos pra que fique do nosso jeitinho

    ResponderExcluir
  22. oi Lukas!!Primeira vez aqui no seu blog e curti muito! Nossa amo tirar fotos de objetos, aliás só tem isso no meu instagram hahaha Adorei a dica de já tem panos de fundo e objetos para ajudar na decoração! Vou usar certamente!!Obrigada,bjs
    emfluencianoingles.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Que post INCRÍVEL! Curti muito!
    Principalmente a parte em que você menciona que o equipamento não é a parte mais importante, super concordo! Passei muito tempo fotografando com o meu MotoG1 e o resultado ainda hoje faz com que muitos duvidem e pensem que eu uso equipamento profissional! Iluminação e composição são a alma do negócio! 😘

    ResponderExcluir
  24. QUE POST MARAVILHOSO!
    O seu trabalho é lindo, adorei cada parte do post, sobre os horarios de tirar foto... eu tenho a mesma neura hahaha! Amei bjs www.hericagabrielli.com.br

    ResponderExcluir
  25. As pessoas nem imaginam quanto trabalho temos antes postar algo no blog,acham que é so escrever e pronto; quando na verdade envolve toda uma questão de trazer um conteúdo de qualidade ao leitor,com uma estética agradável!Gostei muito da proposta do post, muito bem explicado,parabéns pela iniciativa e sucesso!
    hhttp://porcimadacabeceira.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  26. Amei o post, eu amo fotografia mas não tenho talento pra isso haha, vou colocar todas as sua dicas em pratica com certeza ❤️

    ResponderExcluir
  27. Uhuul! Eu amo fotografia, se eu pudesse eu fazia um curso, adoro tirar foto..rs
    As suas fotos estão maravilhosas e essas dicas são infalíveis hein.. Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  28. Oi Lucas! Adoro seu trabalho, é muito bom lembrar o por trás das câmeras né? Nem todo mundo vê isso! Quero mais posts!! mycutebubble.wordpress.com

    ResponderExcluir