sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Minimalism | A Documentary About The Important Things

O Minimalismo é algo que veio se popularizando bastante de uns tempos para cá, seja no jeito de levar a vida, de se vestir ou até mesmo de fotografar.
O estilo que consiste em se livrar de tudo aquilo que é considerado excesso, ganhou recentemente, um cantinho muito especial na Netflix. Minimalismo: O documentário sobre coisas importantes, fez um grande sucesso principalmente por se tratar de temas comuns do nosso dia-a-dia e responder perguntas frequentes de pessoas que querem ser minimalistas, mas não sabem como.
A abordagem do tema com depoimentos de pessoas normais e especialistas, cria um paralelo bem divertido. Construído com base nos relatos de vida de Joshua Fields e Ryan Nicodemus, dois melhores amigos autores do livro Minimalism: Live a meaningful life (Minimalismo: Viva uma vida significativa), são os grandes propagadores da idéia de se viver uma vida com menos coisas e mais felicidade.
Quando falamos em Minimalismo, não queremos dizer para você viver sem nada. Você pode gostar de moda, coleções, compras e variedades, mas de forma equilibrada. Sem precisar abrir mão! Por tanto, separei três temas abordados, que com certeza te farão querer assistir ao documentário. 
// Armário Capsula
Você com certeza já deve ter ouvido nessa expressão, mas para quem não está familiarizado, veja essa definição publicada pelo site Trocaria:
"Armário-cápsula é uma técnica que consiste em escolher uma quantidade limitada de peças para vestir durante um tempo determinado, sem comprar nada novo, apenas criando combinações com as peças existentes."
O documentário mostra formas bem bacanas de como montar o seu, métodos de dividir o tempo que irá ficar com aquelas roupas e a forma ideal de se organizar. Uma das principais dicas é conhecer bem seu estilo, definir uma paleta de cores e escolher estampas lisas, que possuem um valor mais acessível e são super fáceis de combinar. Gerando assim ótimos benefícios, como o melhor aproveitamento das peças que você já tem, economia de beleza e valorização da sua beleza natural.
Fonte: Artigo.
// Não seja consumista
Se comprar é algo que te proporciona felicidade, saiba que Joshua e Ryan pensam diferente disso, para eles isso é algo tão fútil que quase nem existe. Viver em cidades grandes, com vitrines e enormes placas de desconto parece algo tentador, mas quando você realmente parar para ver, chegará a conclusão de que aquilo é totalmente desnecessário. 
De acordo com eles, há coisas muito mais importantes que podem lhe proporcionar felicidade.
Essa parte do documentário em si me lembrou o livro da Karol Pinheiro, onde ela fala que as coisas mais legais do mundo não são coisas, uma ótima indicação literária para vocês!
//O minimalismo não acontece de um dia para o outro
Caso essa possibilidade já tenha sido cogitada na sua cabeça, saiba que não é fácil de desapegar de tudo. Por exemplo, você deve ter uma coleção de livros com algum valor sentimental ou presentes de pessoas queridas, certo? Então, tenha o seguinte pensamento em mente caso tome a iniciativa: 
Se tornar minimalista é encontrar em pequenas quantidades, uma grande felicidade. 
Se você acha que essas coisas tem apego emocional, que de certa forma te deixaram mal por se desfazer delas, você não precisa. Assim como explicam no documentário.
.
Por ser um assunto digamos que novo para muita gente, ainda é cedo para se de ter uma decisão se devemos ou não levar uma vida minimalista, isso vai de você. Mas vou adiantar que vale a pena dar o play e assistir, pois muitas dicas mencionadas lá, podem sim ser úteis para todo tipo de pessoa.
Ta esperando o que? vai lá na Netflix assistir, depois me conta o que achou.
Um abraço, até logo!  

12 comentários:

  1. Adorei, eu nem sabia desse tema, vi outro dia na H&H que tem um programa de duas mulheres que ensinam a gastar menos com roupas, mas não sabia do minimalismo. Adorei. Vou tentar assistir a série, quem sabe consigo aprender a viver melhor com menos, na verdade nem sou consumista, mas sempre é bom aprender mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou Ariane, realmente o Minimalismo tem muito a nos ensinar. Estou pensando em começar uma série de posts aqui no blog apenas sobre isso!
      Sim, faça isso! Tenho certeza que você irá gostar.
      Beijos ♥

      Excluir
  2. Adorei o post e as fotos dele Lukas. Já assisti o documentário e até indiquei lá no blog, achei ótimo e muito esclarecedor para mim sobre alguns aspectos. Eu consigo ser uma pessoa pouco consumista mas ainda queria me aprofundar mais no minimalismo :))
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Betânia, fico super feliz que tenha gostado ♥
      Sim, me identifico com você em relação a isso haha Beijos!

      Excluir
  3. Conceito valioso para este mundo capitalista/consumIstambul. Se precisar associei este conceito a decoração ou muda nunca tinha pensado nisso pra a vida. Gostei muito da postagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claramente válido Jussara hahaha
      Pois é, o minimalismo pode ser visto em vários aspectos, não apenas em relação a consumo, algo que na minha opinião é ótimo.
      Fico feliz que tenha gostado, beijos ♥

      Excluir
  4. Ótimo post. Esse documentario parece ser realmente bom... preciso assistir. As fotos são ótimas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, ele realmente é um ótimo documentário com muita coisa para ensinar.
      Obrigado pelo carinho, fico feliz que tenha gostado! :)

      Excluir
  5. Uma das coisas q eu mais gosto no blog é que a cada post você vai conquistando mais e mais pessoas...Eu por exemplo,o primeiro que eu li eu ja amei e você vem me impressionando mais e mais com cada post desses pois além de ser incrível pra ler, eles acabam ensinando coisas pra gente.
    Eu ja sou sua fã e cada vez mais isso ta aumentando...
    Parabéns pelo blog e eu sei que você vai ter muuuuito sucesso com ele❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Clara, realmente você não tem noção de como é gratificante ler isso!
      Obrigado mesmo, por todo apoio e carinho, esse tipo de comentário que me motiva e me faz continuar postando.
      De verdade, obrigado! ♥

      Excluir
  6. Nossa já tinha pesquisado sobre esse tema mas confesso que não sou muito adepta a ele, armário capsula talvez mas não consumir, nossa sou bem consumista em se tratando de livro e papelaria.
    Super bacana sua postagem!

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Suelane, nessas partes eu me identifico com você, mas confesso que estou tentando mudar um pouco isso, de certa forma reduzir o consumo hahah tem sido algo bem desafiador!
      Mas fico feliz que tenha gostado do post, beijos! ♥

      Excluir