segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Resenha: Stoner | John Williams

Esse ano o Fotografei se tornou oficialmente parceiro da Editora Rádio Londres e o primeiro exemplar que recebi deles foi Stoner, escrito pelo autor John Williams.
Uma obra que eu admirei muito, tanto pela estética quanto pelo conteúdo. Apesar de não conhecer muito sobre o trabalho do autor, através de algumas pesquisas, descobri muitas coisas interessantes que achei justo compartilhar.
John Williams faleceu no dia 3 de março de 1994 no Arkansas, EUA. Seu romance Stoner, publicado em 1965, ganhador do National Book Awards de '72 foi infelizmente, esquecido por muitos e redescoberto 50 anos depois pela Radio Londres. Hoje, se popularizou pelo mundo sendo reescrito e analisado por grandes nomes da literatura. 
A escrita de John impressionou à muitos, sendo ele minucioso em seus detalhes e ao mesmo tempo dramático, como em romances épicos. 
Após ler essa obra - incrível por sinal, obrigado Rádio Londres pela oportunidade - trouxe a resenha para vocês. Espero que gostem tanto quanto eu!
// FICHA DO LIVRO
Título: Stoner | Autor: John Williams | Páginas: 314 | Capítulos: 17 | Gênero: Romance.
| Livro cedido em parceria com a Editora Rádio Londres |
// SINOPSE
"Stoner é a história da vida de um homem entre as décadas de 1910 e 1950: William Stoner, filho único de camponeses humildes, quase por acaso descobre sua paixão pelos estudos literários e se torna professor universitário. Em uma prosa linear e límpida, narram-se o progressivo afastamento de Stoner da própria família, as relações complicadas com os colegas, as amizades tragicamente marcadas pela guerra, a difícil vida conjugal, o impossível amor clandestino por uma professora mais jovem e o encontro com a morte. Stoner reage  às provocações da vida com aparente impassibilidade e silencioso estoicismo, emergindo como um inesquecível e trágico herói da vida cotidiana."
// RESENHA
A obra retrata a história de vida de Stoner, um jovem que cresceu na fazenda de seus pais no interior de Missouri. Após formar o ensino médio recebe a proposta de estudar Ciências Agrárias na universidade, apesar de sempre receber o apoio dos pais, Stoner sabia que eles o queriam na faculdade para que depois de formado retornasse a fazenda e seguisse o negócio da família. Mas eles nunca deram o espaço que ele realmente queria para fazer aquilo que gostava, algo que durante um tempo, chateou bastante o rapaz.
Concluindo o primeiro semestre, Stoner criou um apego muito grande pela matéria de literatura inglesa e resolveu conversar com seu orientador e professor Sloane, um homem temido por muitos, porém muito admirado por ele. Cogitando a possibilidade por alguns dias, ele toma iniciativa e muda de curso sem avisar seus pais, que só descobrem em sua formatura.
O livro narra diversos acontecimentos da vida de Stoner, seu casamento, paixões e discussões na relação, perda de amigos, até o dia de sua morte. 
A obra trata-se de um relato completamente comum, porém escrito de uma maneira atenciosa e cuidadosa, dando foco a insatisfação e erros de uma vida simples, sendo resumido em um homem que após se formar na universidade torna-se professor da mesma e por lá permanece até mesmo depois de se casar. Sempre recebendo orientação de amigos ou de sua esposa, Stoner cria uma grande insatisfação pela rotina que leva, algo que nem ele próprio sabia explicar. 
A vida era realmente surpreendente para Stoner, cheia de altos e baixos, ele enfrenta diversos momentos difíceis e quase impossíveis se superar. 
// DIAGRAMAÇÃO, COMENTÁRIOS E OPINIÃO
É uma edição capa dura, impressa em papel pólen soft (aquele amarelinho) que não cansa os olhos e deixa a leitura mais agradável. Dividido em 17 capítulos, o livro possui uma ótima diagramação, respeitando os limites da página e não deixando o texto apertado.
Publicado no ano de 2015 e com a dedicatória exclusiva aos amigos de faculdade de John. Posfácio escrito por Petter Cameron.
Posfácio | Breve explicação sobre o livro, motivo pelo qual foi escrito ou opinião.
A narração do livro é muito boa, trazendo um vasto conhecimento de novas palavras e expressões da época, por se tratar de um romance da literatura possui algumas ligações com diversos fatos da história, dentre eles o alistamentos para ser um voluntário da segunda guerra mundial. A leitura torna-se um pouco cansativa por ser um livro extenso, mas mesmo assim é muito prazerosa.
// SOBRE O AUTOR
John Edward Williams (1922 - 1994) nasceu em Clarcksville, no Texas. Serviu na aviação militar americana durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1954, recebeu o título de doutor em Literatura Inglesa na Universidade do Missouri. Trabalhou como professor assistente dessa disciplina na Universidade de Denver até sua aposentadoria, em 1985.
.
Acho que podemos concluir por aqui e mais uma vez, muito obrigado à Radio Londres pela parceria e por me presentar com essa leitura que eu super indico! 
Um abraço, até logo!  
Facebook  Instagram  Tumblr   Flickr  You Tube  Fã Page do Blog  Instagram do Blog

26 comentários:

  1. acho que esse é um dos livros que te transporta pra uma outra época! Me interessei bastante, parece ser bem interessante. Adoro livro que falam sobre o tempo de guerra.
    OBS: amei seu instagram, fotos incríveis, queria que você fosse meu fotógrafo!

    Beijos, Gi.
    Blog About Girls

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Gi, ele é exatamente assim! ♥
      Fico super feliz que tenha gostado, muito obrigado pelo carinho! haha
      Vai que um dia a gente se encontra e faz umas fotinhas haha esse mundo é tão pequeno.

      Beijos!

      Excluir
  2. Que edição linda, não conhecia esse livro, parece muito bom. Bacana o Stoner seguir seu sonho e mudar de curso, mesmo sabendo que seus pais não gostariam.
    Amei a dica e as fotos
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito linda né Ariane? ♥ Também amei!
      Sim, essas características dele são muito boas, deixam a história muito emocionante!
      Fico feliz que tenha gostado, beijos!

      Excluir
  3. Sempre presto atenção à capa, diagramação e material em que é feito o livro. Esse parece ter tido um projeto bacana, gostei também da proposta da história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o livro realmente foi muito bem produzido, com uma estrutura bacana e muito confortável.
      Fico feliz que tenha gostado, um abraço!

      Excluir
  4. Oi tudo bem?
    Primeiramente parabéns pela parceria. Confesso que mesmo vendo o quanto a edição desse livro é maravilhosa se tivesse encontrando ele sem ler sua resenha eu de fato não compraria. Mas deve ser muito interessante acompanhar a vida do Storner que fiquei bastante curiosa.

    Adorei a resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tais, tudo bem sim e você?
      Sim, imagino que por ele ter uma capa mais série e não muito convidativa, mas a edição do livro em si, com o enredo e tudo mais é realmente linda e vale muito a pena ler.
      Fico feliz que tenha gostado, beijos! ♥

      Excluir
  5. Esse livro não promete ser um livro, mas sim um livraço... eu adoraria ler esse livro. Fiquei completamente apaixonada pela sua resenha...
    Parabéns pela maravilhosa parceria... quem me dera ter uma parceria assim ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza ele é Paula, muito boa leitura.
      Foi algo muito importante para mim haha
      um beijo!

      Excluir
  6. Oie, tudo bem?
    Parabéns pela parceria! Adorei a resenha e a edição está lindíssima.
    Adoraria conferir a leitura um dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jéssica, tudo ótimo e você?
      Muito obrigado haha fico feliz que tenha gostado da postagem.
      Beijos ♥

      Excluir
  7. Olá
    Gosto muito de histórias que tratam do dia a dia, especialmente quando se trata de personagens interessantes que viveram em épocas que só de vive-las já te torna uma pessoa interessante como a época das guerras, fiquei curiosa com esse professor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniele ♥
      Claramente o livro trás bem isso, uma realidade antiga e cheia de emoção haha
      tenho certeza que iria gostar da leitura, beijos!

      Excluir
  8. Parabéns pela parceria e pelo recebimento do livro de John Williams, o livro é maravilhoso. A sua resenha ficou magnífica é sempre um prazer conhecer livros bons que nos surpreende com uma leitura fluída, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Lucimar, fico super feliz que tenha gostado! ♥
      É uma ótima leitura haha beijos!

      Excluir
  9. Olá!
    Eu nunca li um livro da editora, mas acho a edição dos livros deles incrível.
    Pelo que percebi, o livro possui várias situações que fazem parte também do cotidiano do leitor.
    Espero conhecer essa história em breve.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sávio, realmente essa edição é linda.
      Sim, ele tem essa dinâmica.
      É uma boa leitura, super recomendo.
      Um abraço!

      Excluir
  10. Não conhecia essa história ou seu autor, mas achei bastante interessante a maneira como você apresentou nesse post. Não sei se é meu estilo de leitura, mas é uma ótima dica.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Mari, fico super feliz que tenha gostado! ♥
      Beijos!

      Excluir
  11. Eu nunca li nada da Rádio Londres, mas esse livro parece muito bom. Eu adoro livros de época, sinto-me em outro mundo quando os leio. Adorei a dica!

    Tatiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Tati, a história realmente é muito boa. Tenho certeza que você irá gostar.
      Fico feliz que tenha gostado, beijos! ♥

      Excluir
  12. Não conhecia o livro e adorei sua resenha. Mas não sei se leria.

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Suelane, fico feliz que tenha gostado! ♥
      Beijos.

      Excluir
  13. Muito obrigado haha
    realmente é um livro ótimo que vale muito a pena ler.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  14. Eu recomendarei qualquer um que procure um empréstimo comercial à Le_Meridian, que me ajudou com um empréstimo de quatro milhões de dólares para iniciar meu negócio de Quilting e foi rápido. Eles podem financiar até o valor de US $ 500,000,000.00 (quinhentos milhões de dólares) em qualquer região do mundo, desde que seja garantido um ROI de 1,9% nos projetos. O processo foi rápido e seguro. Foi definitivamente uma experiência positiva.Evite os golpistas aqui e entre em contato com o Le_Meridian Funding Service On. lfdsloans@lemeridianfds.com / lfdsloans@outlook.com. WhatsApp ... + 19893943740. se você estiver procurando por um empréstimo comercial.

    ResponderExcluir