segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Making Off: Fotografando livros!

Uma das coisas que eu mais tenho fotografado ultimamente são livros, então, sempre ouço pessoas pedindo dicas sobre isso, querendo idéias de composição e filtros que ficam legais para as fotos com uma pegada mais literária.
Foi então que tive a idéia de criar o Making off, uma série de posts que vai acontecer aqui no blog durante esse ano, reunindo dicas para todos os tipos de fotografia. Tutoriais, técnicas e exercícios para fotografar melhor, um pouco de tudo em um único lugar.
Para começar, vamos analisar o fundo.
C E N Á R I O  |  B A C K G R O U N D
Além de ser é um detalhe importante, o background da foto define muito seu estilo. Se você gosta de algo mais rústico pode optar por madeira. Caso seja mais clean e minimalista use um lençol ou até mesmo uma cartolina branca que cria um efeito muito bacana. O importante é usar algo que te agrade e que acima disso, te represente.
Eu particularmente sou bem indeciso, por esse mesmo motivo uso sempre um fundo diferente para cada foto.
Fundo de Madeira: Esse é um dos meus preferidos. Como não tenho nada de madeira em casa, decidi optar por um caixote de frutas e legumes daqueles que você encontra em hortifrútis. Desmontei ele inteiro e deixeis as madeiras da lateral e do fundo soltas, de uma forma que eu possa organiza-las do jeito que preferir.
Fundo Branco: No começo do blog, quando eu queria uma foto mais "clarinha" costumava usar um moletom branco de fundo, mas depois de um tempo decidi investir em pedaço um tecido, algodão para ser mais exato. Além de super fácil de encontrar é uma dica barata e acessível. 
Fundo de Jornal: Gosto muito dessa dica principalmente para livros com a capa mais colorida, em tons de vermelho e azul. Quando você ver um fundo de jornal, não precisa ser necessariamente jornal, você pode usar revistas também que fica lindo.
Segestão: Conheça a Livraria Lume Cultural.
C O M P O S I Ç Ã O   D A   F O T O
Essa é uma hora que muita gente tem dificuldade. Combinar objetos para não deixar a foto tão vazia pode ser mais simples do que você pensa.
Sempre que vou fotografar um livro, a primeira coisa que vem a cabeça é café. Pelo motivo de ser uma delícia ~eu amo e vou defende-lo~ e pelo fato de combinar muito com livros, afinal bons livros merecem uma boa xícara de café haha
Uma boa dica de composição é usar da temática do livro. Antes de fotografa-lo, lista cinco coisas que tem haver com a história. Por exemplo, vou usar o livro: O Presente do Meu Grande Amor como exemplo:
1. Natal |  2. Amor | 3. Neve | 4. Luzes natalinas | 5. Transmite sensação de aconchego.
Feito isso você vai procurar na sua casa objetos que tenham relação com as cinco coisas que listou, depois é só organiza-los, ou nem tanto, e fotografar haha 
Eu usei o fundo de madeira para dar um ar mais rústico, um moletom vermelho para passar uma sensação de aconchego e alguns enfeites natalinos para deixar ainda mais com clima de natal. Os tons transmitem um pouco do livro, envolvendo amor através do vermelho e do próprio título, para finalizar uma vela que representa as luzes de natal e todo o brilho do livro. 
Ta vendo como é bacana estudar a composição de uma foto? Pois vejo muita gente que admira a foto em si, mas não sabe com qual real intenção ela foi feita ou porque motivos aquele determinado objeto está ali.
 N G U L O S
Sabe quando você quer fazer uma foto legal e pega a câmera/celular e acaba fazendo uns cem clicks para no final gostar de apenas uma? Então, isso é importante na fotografia, pois você adquire prática, mas não adianta nada fazer cem fotos no mesmo jeito. Livros são objetos lindos e possuem diversos detalhes que os deixam ainda mais especial, então aproveite disso. Treine seu olhar e fotografe de ângulos diferentes, as vezes um jeito fica bem melhor que o outro. Por exemplo, a foto acima não ficaria tão bonita se fosse feita na horizontal ao invés da diagonal. Veja:
As vezes a gente quer mostrar coisas que não são tao importante assim. Fotografar livros exige muito mais que técnica, exige tempo e dedicação, mas pode ter certeza que quando você pegar a prática vai achar muito mais fácil.
F I L T R O S
Não sei vocês, mas eu já tive muito problema com filtro para fotos de livros, principalmente quando não quero mudar a cor de nada, apenas deixar a foto mais bonita.
Então, se você ainda não encontrou o filtro ideal, olha esses do VSCO CAM:
Clean: A2 A5 C4 E3 HB1 HB2 J3 e K2. | Dark: 02 10 C8 e Q2. | Saturado: A5 C1 C9 E1 e  J5 | Grey: HB2 02 LV 1 e S2 | Pink: 07 A5 C4 H3 e Q9.
E sem dúvida alguma, meu filtro preferido para fotos de livros é o C8. 
Bom, são essas dicas simples que eu acho que fazem toda a diferença na hora de fotografar e na pós produção da sua fotografia. Espero que tenham gostado, qualquer dúvida ou dica extra é só deixar aqui nos comentários :)
Um abraço, até logo! 

58 comentários:

  1. Wow que post lindo! Curti todas as dicas, e as imagens ficaram ótimas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Elton, fico feliz em saber que gostou!
      Um abraço :)

      Excluir
  2. "Sempre que vou fotografar um livro, a primeira coisa que vem a cabeça é café. Pelo motivo de ser uma delícia ~eu amo e vou defende-lo~ e pelo fato de combinar muito com livros, afinal bons livros merecem uma boa xícara de café haha"
    APOIADISSIMO! haha
    suas fotos são incríveis!
    :****

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você também pensa assim ♥
      Obrigado! Que bom que gostou, beijos!

      Excluir
  3. Amei as dicas! 💕😄 Estava precisando. Vou arrumar um fundo de madeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Thais, espero que elas sejam úteis para você!
      Dá uma olhadinha em lugares que vendem frutas ou legumes ai na sua cidade, sempre tem haha
      Beijos!

      Excluir
  4. Eu adorei o post! Eu sou uma leitora "viciada", por falta de palavra melhor haha Então adoro fotos de livros e sempre tento tirar dos meus, mas nunca ficam muito legais. As suas dicas me ajudaram bastante. Nunca tinha pensado em mudar o ângulo (sempre tiro na horizontal, pegando todo o livro) ou na temática para ajudar a pensar nos elementos para compor a foto.

    Ah, e as suas fotos estão lindas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Kim, fico tão feliz ♥
      Tenho certeza que você vai conseguir fazer fotos lindas a partir de agora haha Boa sorte e bons clicks!
      Ah, depois quero ver o resultado viu?
      Beijos ♥

      Excluir
  5. Nossa, amei suas fotos, amei suas dicas, amei tudo!

    http://www.blogocheano.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Julia, fico muito feliz com isso ♥
      Espero que as dicas te ajudem a melhorar ainda mais!
      Beijos :)

      Excluir
  6. Olá, Lukas!
    Que post maravilhoso *-* Super irá ajudar muita gente! Já anotei as dicas haha Queria ter esse talento haha Arrasou nas fotos e dicas!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nath, que bom ver você de volta ♥
      haha sua linda, mas não é talento não, isso é apenas uma questão de prática.
      Beijos!

      Excluir
  7. Amo tirar fotos de livros e adorei muito o post, já adicionei aos favoritos caso esqueça alguma dica lkkk
    http://www.labiosconfusos.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh que amo Alice, fico feliz que tenha gostado e espero ter ajudado!
      Beijos ♥

      Excluir
  8. Que post incrível, eu amo tirar fotos e adorei todas as dicas. <3

    Talvez no Amanhecer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Felipe, fico muito feliz!
      Espero que elas te ajudem a melhorar ainda mais :)

      Excluir
  9. Que post lindo, que layout lindo, quanta foto linda, nossa gostei muito das dicas, vou usa-las bastante, ultimamente tenho tirado bastante foto e essas dicas vão me ajudar a melhorarás

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Sua lindaaa ♥
      Sim, espero que elas sejam úteis e que você consiga melhorar cada dia mais!
      um beijo ♥

      Excluir
  10. Menino, tu arrasa demais. Amei esse post, parece que foi feito especialmente pra mim porque eu tenho muitos problemas fotografando livros. Quem diria que dá pra fazer uma foto maravilhosa com um caixote de feira? Cada dia mais impressionada com sua criatividade :)
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Betânia, sua lindaaaa! ♥
      Ahhh então, ta vendo como é fácil? Eu também tinha mania de ficar complicando as coisa, ai eu parei para pensar e vi como era fácil haha
      Obrigado por todo o carinho :)
      beijos ♥

      Excluir
  11. Ameeei as dicas, vou usar certeza nas minhas próximas fotos! Obrigada por ser tão detalhista no seu post! <3

    http://andressafigueiredoblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber disso Andressa, fico muito feliz ♥
      Ahhh que amor, acho que os detalhes além de enriquecerem o post, deixa ela ainda mais fácil para ser entendido.
      Beijos ♥

      Excluir
  12. Que dicas maravilhosas!!!
    Vou começar a usar essas dicas na hora de fotografar minhas resenhas <3
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que elas te ajudem Rafa!
      Sou apaixonado pelas suas resenhas, aliás, todas as suas fotografias são maravilhosas ♥
      Um beijo e Feliz Aniversárioooo!

      Excluir
  13. Socorro!! Por mais posts assim.
    Quero muito aprender mais sobre fotografia. Seu blog é uma delícia <3

    Baú de Canto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Johnny, pode deixar que vai ter sim, vários outros posts com mais dicas estão sendo preparados!
      Um abraço!

      Excluir
  14. Esse tutorial foi bem útil para mim auhuah porque me interesso em fazer resenhas no meu blog, mas as fotos não saem maravilhosas ):

    bruna-morgan.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Bruna, espero que esse post te ajude e que suas fotografias te agradem.
      Mas olha, se você começar a praticar tenho certeza que conseguirá fazer fotos lindas ♥

      Excluir
  15. Meeeu Deus!
    Como eu não te conheço antes??
    As ideias desse post são geniais! Vou usa-las!
    Obrigada.
    Parabéns pelo post, muito bem escrito.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Luane, fico tão feliz em ler isso ♥
      Espero que as dicas te ajudem!
      Um beijo.

      Excluir
  16. Lukas você acabou de dar as dias sobre o que eu estava precisando ♥ Preciso acompar esse seu projeto de dicas!!! Vou colocar em prática agora mesmo "lista cinco coisas que tem haver com a história".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Fran, fico muito feliz ♥ Eu espero muito que as dicas sejam úteis para você.
      Sim, essa é uma dica muito boa para combinação, minha preferida na verdade haha
      beijos e bons clicks!

      Excluir
  17. Nossa, senti que você conversava comigo durante o post haha. Alguns meses atrás eu não tirava foto do livro, apenas pegava a capa e colocava. Mas sabe? Eu senti necessidade de mudar isso, deixar mais a minha cara, e fiz dois posts com fotos do livros. Gostei de ter arriscado, mas não curti totalmente o resultado. Achei essas dicas incríveis! Vou me aventurar mais fotografando e seguindo elas. Muito obrigada!

    beijos
    deloucostodossomosumpouco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Amanda, fico tão feliz ♥
      Sei exatamente como é isso, no começo do meu blog também era assim mas depois de um tempo decidi arriscar fazendo fotos minhas, goste muito do resultado, depois não parei mais hahaha
      Beijos!

      Excluir
  18. Adorei as suas dicas! Tenho um blog literário e pouquíssima criatividade pra tirar fotos dos livros! Tomara que eu melhore com essas dicas! sauhsahusahu
    Parabéns pelo post! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ter certeza que se você praticar bastante Natalí, vai conseguir fazer fotos lindíssimas ♥
      Obrigado, fico muito feliz que tenha gostado. Beijos ♥

      Excluir
  19. Suas fotos são muito maravilhosas sabia? Eu amooo todas. E adorei as dicas, me ajudou bastante mesmo. Tava doida pra saber o que usar pra fazer aquele fundo de madeira :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh que amor Stéfany, fico tão animado quando ouço isso ♥
      Que bom viu, espero que elas te ajudem.
      Beijos!

      Excluir
  20. Lukas suas fotos são maravilhosas, parabéns! Amei o post com o making off, você é muto criativo! Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Luciana, fico muito feliz em saber disso ♥
      Obrigado mesmo sua linda, beijos!

      Excluir
  21. MDS!!! Que postagem maravilhosas, e essas fotos? IN-CRI-VE-IS <3

    ResponderExcluir
  22. MEU DEUS , O QUE E ISSO ??? QUE FOTOS SÃO ESSAS , DE QUE MUNDO VOCÊ VEIO , ameiii gente do céu que talento .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Luh, sua lindaaaa ♥
      Fico muito feliz com seu comentário!
      Beijooxx!

      Excluir
  23. Amei as dicas. Tenho muita dificuldade em tirar fotos de livros, principalmente na composição. Comecei a usar um lençol neutro no fundo, mas se eu sempre usar ele as fotos parecem todas iguais. Vou tentar seguir a dica de colocar elementos que combinem com a história.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que essas dicas sejam úteis Natália.
      Boa sorte com os click! ♥ Beijos!

      Excluir
  24. Gostei das dicas. Acho que pensar no cenário da foto deve ser a parte mais divertida.
    Beijos, Aline
    Verso Aleatório

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Aline, fico muito feliz que tenha gostado!
      Sim, essa é uma parte muito bacana mesmo, mas na minha opinião a parte mais legal e fazer a composição da foto haha
      Beijos ♥

      Excluir
  25. Amei as dicas! Assim como você sou bem indecisa e uso qualquer tipo de fundo! Seguindo o blog e suas dicas!
    Parabéns pelo post e pelas fotos 💜

    www.estantedaisa.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber disso isa, fico muito feliz por você!
      Obrigado sua linda, volte sempre para conferir as novidades ♥
      Beijoxx!

      Excluir
  26. Oi Lukas, tudo bem?

    Nunca tinha visitado o seu blog antes, mas tive que parar pra comentar e agradecer as dicas; já fazia um bom tempo que estava procurando uma postagem assim com dicas explicadinhas e que são de muito bom gosto. Ultimamente estou querendo investir mais em melhorar minhas fotos e, mesmo tendo um longo caminho ainda pra ficarem iguais as suas - amei demais 💜 rs' - vou me esforçar *-*

    ❤ Letras Eternas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dayane, tudo ótimo e com você? ♥
      Ahhh que amor, fico muito feliz que tenha gostado, seja muito bem vinda ao Fotografei!
      Agradeço todo o seu carinho, se precisar de alguma coisa pode entrar em contato comigo. Está convidada a voltar aqui a hora que quiser!
      Beijooxxx ♥

      Excluir
  27. Olá! Valeu pelas dicas, muito bacana e lindas fotos!


    http://blogpaginasembranco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou luana, espero que elas sejam úteis e te ajudem!
      Beijos ♥

      Excluir
  28. Nossa quanta dica legal,vai me ajudar demais.Gostei super da ideia do caixote de frutas,muito criativo,não havia pensado nisso ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber disso Júnia! Espero que as dicas realmente sejam úteis para você.
      Beijooox <3

      Excluir