segunda-feira, 19 de junho de 2017

3 Maneiras de sair da sua Zona de Conforto na Fotografia

Com certeza vocês já devem ter reparado, mas eu amo cores, principalmente tons que me lembrem o outono. Por esse mesmo motivo, minhas fotos preferidas sempre são feitas durante a estação.
Quando eu comecei a fotografar, tive uma  grande dificuldade para aceitar que minhas fotos eram boas. Simplesmente não via beleza nelas. Ao decorrer dos anos eu descobri que isso só acontecia porque eu me confundia em relação aos tons de cor da foto. Como assim Lukas? Sabe quando você quer colocar muita informação em uma fotografia e depois na hora de editar nenhum filtro fica bom, pois cada filtro age de uma maneira em cima de cada cor presente na sua foto e raramente você encontra uma que deixe todas harmoniosas? Então, eu demorei muito para notar isso e aprender a corrigir. Além disso, mantive o costume de fotografar apenas na minha casa, tanto que muitos leitores que acompanham o blog a um certo tempo, vão se lembrar que no começo do blog a maioria das fotos eram feitas no meu quarto.
Créditos ao artigo original escrito pela Vanessa do blog, Safelight-room. Texto adaptado para se encaixar nos padrões do blog.
Então, recebi um artigo de um amigo sobre a importância de sair da sua zona de conforto na fotografia e como isso pode te ajudar a aperfeiçoar seu trabalho.
Zona de Conforto nada mais é que do que um estado de espírito, onde nos acostumamos com algo de uma forma que aquilo acabou se tornando rotina, ou normal. Algo que praticamos diariamente sem nem perceber. 
Então, resolvi me desafiar algumas vezes, combinar tons e experimentar novos ângulos que favorecessem os tons da minha fotografia, para definitivamente sair da minha zona de conforto. Acredito que nós aprendemos e evoluímos conforme nos desafiamos a fazer ou experimentar algo novo. Por tais motivos, escolhi 3 itens que podem parecer bobos, mas que vão te ajudar a fazer o mesmo que eu, se desafiar para descobrir onde você está errando e consequentemente melhorar seu trabalho! 
1. Participe de um desafio fotográfico.
Em meio a era digital que vivemos, o mais existem são desafios fotográficos esperando você! haha Sério, isso não é brincadeira. Caso você esteja perdido vou te recomendar um. O Desafio Primeira é meu favorito, ele foi criado pela Luh Testoni do blog luhtestoni.com e consiste em seguir uma lista preparada por ela, onde você terá um tema para fotografar cada dia do mês. Esse desafio ajuda na parte criativa e principalmente vencer as barreiras da procrastinação.
Modelo: Débora Carvalho
2. Fotografe o que você acha que não gosta.
Juro, eu sempre tive muito problema em fotografar pessoas, a alguns anos eu achava que jamais seria capaz de fazer tal coisa, e hoje eu to como? Trabalhando com ensaios de alto retrato, acredita nisso?! Então, assim como tudo na vida a gente precisa arriscar, para conseguir abrir novas portas e encontrar novas oportunidades. 
Lembro-me até hoje da primeira pessoa que eu fotografei, foi uma amiga minha muito querida, que estava morrendo de vergonha e eu estava ainda mais nervoso, porém no meio daquilo tudo comecei a me divertir fazendo aquelas fotos e foi então que eu descobri, era apenas insegurança de nunca ter tentado antes.
Modelo: Débora Carvalho
3. Use a natureza e as condições climática a seu favor.
Tenho quase certeza que vocês assim como eu, também amam a luz natural então use isso a seu favor. Escolha seu tipo de foto e veja se ele vai ficar melhor ao nascer ou por do sol, durante ou dia ou durante anoite, na chuva ou em um lugar seco. Isso vai te ajudar demais, pode acreditar em mim.
Agora use tudo isso junto com, buscar novos ângulos, testar novos tipos de edição, procurar pessoas com personalidades diferentes das que você está acostumado e praticar o habito de fotografar diariamente, que você irá se dar muito bem na área. Confia que vai.
Assim como muitas coisas na vida, fotografia exige prática, tempo e esforço. Você vai erra sim, mas precisa trabalhar com a sua mentalidade e entender, os erros tem tanto a ensinar quanto os acertos.
Essas foram minhas três dicas Topíssimas para vocês hoje, espero que elas sejam úteis. Me contem aqui nos comentários o que acharam.
Um abraço, até logo!  

38 comentários:

  1. Caraca arrasou! Suas dicas são super validas e reais, e maravilhoso quando saímos da nossa zona de conforto e descobrimos ângulos incríveis da fotografia.

    Beijão grazi
    www.grazicardoso.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado sua Linda <3 Fico feliz que tenha gostado do post.
      Sim, exatamente. haha
      Beijos!

      Excluir
  2. Nunca comentei aqui no seu blog, sou um desses leitores "fantasmas". Contudo nesse momento senti a necessidade de comentar e espero que não me leve a mal.

    É de bom gosto dar os créditos ao artigo original. Muitos dos seus leitores, assim como eu, devem ler outras publicações de fotografia e podem conhecer a publicação original. Sem os créditos o texto se torna um plágio, principalmente porque você escreveu muitos trechos como o original, mudando apenas uma palavra aqui e outra ali para sinônimos, mudando a ordem das frases. Acredito que o ideal seria citar o autor do texto original e dizer "assim como ele, eu gosto ou faço ou passei pela experiência (...), concordo com essa dica aqui (...)". Do contrário seu texto parece uma cópia parcial de um trabalho.

    Você acrescentar mais coisas - como experiências pessoais - não muda o fato de se tornar um plágio sem citar explicitamente a fonte.

    Mais uma vez, espero que não me leve a mal pelo comentário. Creio que essa orientação possa beneficiar a você e a outra parte envolvida, a qual certamente ficará feliz em ser lembrada na sua postagem. Para mim e seus outros leitores, tal atitude geraria confiabilidade no seu trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alex, bom dia.
      Agradeço sua preocupação. Os créditos ao artigo original já foram anexados no início do texto, afirmo que isso não virá a acontecer novamente.
      Obrigado!

      Excluir
  3. Adorei as dicas, eu acho muito interessante e essencial sair da zona de conforto, em todos os sentidos da vida, de vez em quando. Faz um bem pra gente. Rotina é ótimo para nos manter organizados mas mata a criatividade :/
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Betânia, concordo plenamente com você.
      Juro que eu passo pelo mesmo dilema, não consigo ser uma pessoa criativa mantendo rotina.
      Um beijo, obrigado pelo carinho <3

      Excluir
  4. Dicas otimas, acho esses desafios fotograficos super mara, nunca participei de nenhum mas ainda quero.
    madrugadaestrelada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Marjorie, fico super feliz em saber disso.
      Também amo esses desafios. Quando puder, participa de um, você vai amar haha
      Beijos! <3

      Excluir
  5. eu estou apaixonada pela suas fotos, vou te contratar (brincadeira, rs) mas estou amando seu blog mesmo.. eu tambem sou apaixonada por fotografias e saio fotogrando tudo apenas com meu celular de pessima resolução. Ah! estou seguindo você pq quero ver muito mais fotineas.. hehe
    beijinhos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha Fico tão feliz em saber disso, pode contratar sim! Pode me contratar sim, sem problemas haha <3
      Obrigado mesmo pelo carinho. Uma dica para você: Não fica triste com isso não, se seu celular nao tem uma resolução tão boa, tenta melhorar na edição. Tem uns programas muito bons, como o Lightroom que aumentam muito a qualidade da foto, ajuda super!
      Beijos! <3

      Excluir
  6. Adorei seu post! é muito importante sairmos sempre da nossa zona de conforto, não só na fotografia. Você arrasou nas 3 dicas que postou, parabéns :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Michele, arriscar as vezes pode trazer ótimos benefícios!
      Obrigado pelo carinho, fico feliz que tenha gostado, beijos!

      Excluir
  7. Boa tarde, como vai? Gostei bastante do seu post pois você adicionou dicas super valiosas sobre fotos. achei super lindas essas fotos você arrasou em todas. beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Fico super feliz em saber que tenha gostado do post, muito obrigado pelo carinho <3
      Beijos!

      Excluir
  8. Estou completamente apaixonada por esse post... quantas dicas maravilhosas...anotei todas pra colocar em prática. Olha, as fotos ficaram divinas ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom ler isso Rafaela, fico super feliz e muito empolgado!
      Espero que elas te ajudem e que as dicas sejam realmente úteis, beijos!

      Excluir
  9. Eu sou apaixonada por fotografia, nunca tive a oportunidade de fazer um curso e nem Comprar uma cam bacana. Ameinaa dicas e quero fazer esse desafio. Vou dar uma olhada. Obrigada pelo post maravilhoso. Bjao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também Paula, bate aqui o/ haha Fico super feliz em saber que gostou das dicas, é muito importante para mim receber esse feed back.
      Beijos <3

      Excluir
  10. Que post maravilhoso!! Eu amo fotografia e quero muito fazer um desafio assim , acho legal e ajuda na criatividade e o instagram não fica cheio de selfs . Amei, amei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado haha <3
      Exatamente haha eu sou apaixonado por organização do instagram, juro, melhor passatempo da minha vida!
      Beijos.

      Excluir
  11. Quanta dica boa!! Eu tenho muita dificuldade de fotografar cores, odeio coisas em tons de verde e estou me obrigando a fotografar tudo o que vejo de verde por ai! A gente só melhora se arriscando, ah e suas fotos são incriveis!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Thayla, me identifico muito com isso também.
      Mas vou confessar para você que antes eu sofria mais, agora nao é tanto. Depois que eu comecei a treinar, aprendi umas dicas ótimas.
      Beijos!

      Excluir
  12. Estou aprendendo a fotografar aos poucos por causa do blog, ainda não sei quase nada inclusive a história dos filtros eu não sabia mas faz todo sentido e começarei a prestar atenção nas próximas fotos. Mas ainda tenho muito dificuldades básicas como foco e profundidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Erica, fico feliz que esteja se introduzindo no mundo da fotografia. Uma dica pessoal que eu posso te dar é: Pratique! Isso com certeza irá te ajudar a melhorar e a profissionalizar suas fotografias, qualquer coisa eu to aqui haha
      Beijos! ♥

      Excluir
  13. Amei as dicas e as fotos realmente são lindas *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Gessica, fico feliz que tenha gostado!
      Beijos ♥

      Excluir
  14. amei as dicas Estava super precisando de dicas amo fotografia mas ultimamente não estava conseguindo fotos inspiradoras, amei suas fotos ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom ler isso Gabi, fico super feliz e espero que as dicas te ajudem! ♥

      Excluir
  15. Que post ótimo, as dicas são muitos boas! Ultimamente eu to querendo aperfeiçoar minhas fotos, mas raramente gosto de alguma e fico questionando minha capacidade. Seria a câmera? A luz? Eu? Preciso começar a praticar mais e sair da zona de conforto.

    http://www.sextadimensao.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Yuri, sei como é isso inclusive já passei por isso também várias vezes haha
      Faça isso, tenho certeza que terá resultados positivos.
      Um abraço!

      Excluir
  16. Oie! Obrigada pelas dicaa! Adorei a ideia doa desafios..eu estou apanhando da minha nova maquina, maa certamente daqui a pouco sairao fotos lindas ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina Tati, espero que elas seja úteis para você! ♥
      Com certeza é só uma questão de prática!
      Beijos ♥

      Excluir
  17. Que post maravilhoso! Eu sempre gostei de fotografia por hobby e ano passado, na faculdade, tive aulas disso e me apaixonei mais.
    É importante mesmo sair da zona de conforto, mas me traz muita insegurança. Parece que se eu não fizer a foto daquela forma que eu estou acostumada, vai sair tudo feio e ruim. É algo que eu tenho que treinar dentro de mim porque é bem difícil aceitar que o diferente pode ser tão legal quanto o normal, né?
    Beijosss

    Madamices

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Gabriella <3 Fico feliz que tenha gostado!
      Beijos!

      Excluir
  18. Dicas extremamente valiosas e fotografias lindas. Nunca participei de um desafio fotográfico, mas acho que é muito válido para ativar nossa lado criativo.
    Adorei o post e o blog. Bjuxxx
    www.taayvargas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Taay, pois pelo menos para mim, é um ótimo estimulante para criatividade ♥
      Amo demais haha obrigado pelo carinho!

      Excluir
  19. Ahh como eu amei essas dicas, eu sempre quis participar de um desafio fotográfico mas eu nunca dou conta de cumprir eles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu pensava assim também, mas quando me dediquei e me programei melhor, consegui participar e depois nunca mais parei haha

      Excluir