sexta-feira, 10 de julho de 2015

150 Anos de Alice No País Das Maravilhas!

Olá pessoal, tudo bem com vocês?
Hoje já é dia 10, e esse mês de Julho é muito especial por inúmeros motivos, ontem mesmo foi a estréia nos cinemas de Cidades De Papel <3 e esse mês iremos completar um ano de Alice no País das Maravilhas e claro é uma data que precisa ser marcada/comemorada! E essa semana encontrei uma matéria fantástica sobre esse fato e vim aqui compartilhar com vocês!
De início os livros de leitura ensinavam as crianças á como serem bons garotos e boas garotas, ou seja, não incentivavam a Imaginação, mais Lewis Carroll mudou isso e da melhor forma possível!

"... Em vez de instruir as crianças, Carroll centrou a sua narrativa em uma garotinha que dava broncas em adultos, em um mundo no qual tudo é confuso. Alice da concelhos de boas maneiras e reprime os habitantes do País das Maravilhas por serem indelicados e loucos, ela entende que adultos não são confiáveis, são ilógicos, e de certa forma insanos. é uma reversão completa da forma em que os adultos e as crianças são retratados na literatura..."

O resultado de tudo isso vem com irrelevância e uma dose de humor! Um trecho conhecido naquela época é retratado em forma de paródia pelo chapeleiro maluco: "Brilha Brilha Morceguinho/Brilha bem devagarinho/Desce, desce vem pousar cá/No bule do meu chá!

"... O motivo pelo sucesso de Alice no País das Maravilhas em várias partes do mundo é mais complexo, mas pode estrar relacionado a percepção da essência britânica do livro. O País das Maravilhas tem uma rainha, festas, chás, jogos de croqué e empregados domésticos..."
Mas como nem tudo são flores, Alice no País das Maravilhas foi muito criticado devido a menina comer cogumelos mágicos e conversar com ma lagarta que fuma, dizendo que era como um incentivo as drogas, mas talvez nem fosse isso que Lewis gostaria de abordar, seu interesse em Alice Liddell, a garota no qual foi inspirado e foi pra ela que a verdadeira história foi originalmente escrita!

Mas concluindo com as palavras de Dimitria Fimi :"... Alice no País das Maravilhas é um verdadeiro exemplo de um maravilhoso texto aberto- Um texto que pode significar o que você quer que ele signifique!
PS1: Você pode ler a matéria completa AQUI.
PS2: Espero que vocês tenham gostado, uma ótima semana a todos e Thauzinho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário