terça-feira, 10 de janeiro de 2017

O Minimalismo Fotográfico!

Minimalismo. Além de um estilo de fotografia é também um estilo de vida que consiste em se livrar de tudo que pode ser considerado excesso. Na fotografia ele significa ser mais objetivo, dar um foco maior para um determinado assunto ou tema. Uma arte que exige uma composição mais simples, mas que de alguma forma apresenta um tipo de relação entre si.
Um dos principais conceitos minimalistas é: Menos É Mais! incluir menos elementos na sua composição pode chamar mais atenção ao assunto ressaltado. Usar um fundo branco também se tornou uma grande característica do estilo, criando uma sensação de profundidade e liberdade.
O minimalismo exige muito da criatividade, trazendo com sigo o objetivo de criar com aquilo que você já tem. Não há necessidade de comprar nada, apenas usar de maneira diferente aquilo que já está à disposição. 
Às vezes nem tudo é importante. Ocultar detalhes ou até mesmo parte da imagem é algo que está muito presente no estilo. Mostrar apenas uma parte causa dúvida, mas de um jeito positivo. Tentar adivinhar o que estava ali ou como era, pode ser bem divertido.
Dizem que minimalismo passa uma sensação de paz, isso se dá muitas vezes pela simetria e alinhamento dos objetos da sua foto. Então, brincar com essas ferramentas pode gerar um resultado muito criativo. Invista nos detalhes do dia a dia, brinque com as formas e linhas e crie algo original.
Assim como toda a fotografia, a foto minimalista precisa contar uma história, para que não se torne vazia. Ela precisa transmitir alguma coisa, por mais simples que seja ela é única.
Fotografar com esse estilo pode ser mais simples do que parece. Lembre-se sempre dos princípios: Menos as vezes é mais, utilize bastante o espaço negativo, use recursos que já estão à sua disposição, ocultar partes da informação principal pode ser divertido, fique atento a linhas e padrões, crie algo através de sua foto.
Acima de tudo isso, divirtam-se fotografando!
Um abraço, até logo! 
Facebook  Instagram  Tumblr   Flickr  You Tube  Fã Page do Blog 

44 comentários:

  1. Sou apaixonada pelo Minimalismo e tento incrementa-lo em minha vida.
    Belas fotos e ótimo post. Ameie.

    Born in 1996

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Renata, a partir de hoje vou começar a fazer isso.
      Meta para 2017, ser menos consumista e mais consciente!
      Que bom que gostou, beijos ♥

      Excluir
  2. Oi Lukas, adorei o post. Gosto muito de fotografar, principalmente a natureza, mas o minimalismo tem um que de sofisticação na simplicidade que é lindo né?
    Charme-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Simone, fico muito feliz em saber disso ♥
      Pois é, deixa tudo simples e sofisticado haha amo isso!
      Beijos!

      Excluir
  3. Acho fotografias minimalistas maravilhosas, apesar de parecer serem mais simples eu nunca consigo tirar, nunca fica do meu agrado aushuhs.
    http://vinipratez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Vinicius, trazem um ar de sofisticação e pureza.
      Ah mais isso é apenas uma questão de prática, logo logo você consegue.
      Um abraço!

      Excluir
  4. Eu venho tentando trazer da fotografia para a minha vida o minimalismo, e tem sido libertador. Desapegar de coisas inúteis e dar valor ao que possuímos é algo único.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Jéssica, vou concordar com você que realmente é uma grande experiência haha, acho que o minimalismo é algo que tem muito para nos ensinar ♥

      Excluir
  5. Eu admiro muito quem consegue fazer essas fotos são tão tão lindas quando eu vejo essas fotos assim me dá uma calmaria e admiro tbm quem consegue levar uma vida minimalista dá vontade de abraçar ahahahah <3
    Acho que vou colocar meta pra esse ano levar a vida no sentido minimalista... Enfim adoro seu blog, gosto de ver o modo como você tira as fotos é muito amor <3 <3 <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, exatamente haha! Apesar de parecer fácil, temos que admitir que não é nem um pouco.
      Obrigado pelo carinho, fico muito feliz que goste do blog e das minhas fotografia ♥ Um beijo!

      Excluir
  6. Oi Lukas, adora seus post, amo ver suas fotos, espero que você continue com o projeto das fotografias de bolso, eu amo ele!
    Beijos e muito sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nathália, fico muito feliz em saber disso ♥
      Sim, vou continuar sim pois também adoro faze-lo haha
      Um beijo e muito sucesso para você também.

      Excluir
  7. Olha essas fotoooos! Ai você é talentoso demais. Acho minimalismo até mesmo elegante, mas é o que você disse, é preciso um equilíbrio. Amei o post <3

    http://publicando-blog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Giovanna, seus comentários são sempre um amor ♥
      Sim, afinal é um estilo de vida e merece ser pensado com cuidado!
      Que bom que gostou, fico muito feliz.
      Beijos!

      Excluir
  8. QUE POST MARAVILHOSO!!! Esse é um estilo de foto e vida que quero muito trazer pro meu 2017, espero conseguir! http://jardimdevaneios.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Rayssa eu também e sim, iremos conseguir fazer isso!
      beijos ♥

      Excluir
  9. Olá!

    Eu amo ficar vendo fotos, até tendo tirar algumas, mas eu não sou nada criativa e minhas fotos ficam muito feias, sabe? Acho que os objetos que coloco para compor a foto nunca combinam :(. Acho que não saberia fazer coisas legais no Minimalismo, pois como você disse exige muita criatividade e é o que me falta. Bom adorei seu post e suas fotos. Admiro quem sabe tirar fotos, parabéns!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karoline!
      Não fala assim, as vezes tudo que você precisa é de treino e um pouco de prática. Mas é tudo questão de raciocínio, combinar objetos em uma foto é muito simples e podem ser escolhidos seguindo vários padrões.
      Tem um post aqui no blog que chama Making Off de gambiarras, nele tem várias dicas legais para foto, tenho certeza que irão de ajudar.
      Beijos ♥

      Excluir
  10. Acho fotos minimalistas sempre muito lindas!

    ResponderExcluir
  11. Amo fotos minimalistas ♥ Comecei a me "aventurar" mais na fotografia e estou gostando bastante de seguir para esse lado.
    Seus posts de fotografia são sempre os melhores! <3
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Rafa, fico muito feliz por você. Suas fotografias são lindas viu?! Andei dando uma olhadinha no seu instagram e gostei muito do feed.
      Obrigado, beijos ♥

      Excluir
  12. Eu acho maravilhoso este estilo de fotografia. Estou na onda de tudo clean também. valoriza demais os detalhes. Belo post. ♥
    www.blogjessribeiro.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Jess, eu também acho.
      Pois é, parece que o fundo branco é tão bonito que não quero mais desapegar haha, obrigado!
      Beijos ♥

      Excluir
  13. As fotografias minimalistas são maravilhosas. Acho que as fotos minimalistas consenguem transmitir até mais histórias do que outro estilo ♥ Ah! E suas fotos estão lindas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São mesmo Stéfany ♥
      Pois é, muita gente acha que é apenas uma foto atoa com um fundo branco, mas eu concordo com você. Fico fascinado por elas!
      Obrigado, fico feliz que tenha gostado beijos ♥

      Excluir
  14. Adorei <33
    Eu adoro fotos com um fundo mais, clean, sabe? E, exatamente como você disse, ela precisa contar uma história, e não ser vazia ♥

    ResponderExcluir
  15. Amo muito tudo que se relaciona ao minimalismo, principalmente fotografias. Inclusive essas que você colocou no post são lindas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Stéfany eu também amo ♥
      Obrigado, fico feliz que tenha gostado.

      Excluir
  16. Não levo nenhum jeito pra fotografia, mas admiro quem consegue haha, as fotos são lindas e eu sempre acho fotoso minimalistas tão fofas!
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que isso luciana, a fotografia é como tudo na vida, uma questão de prática e dedicação.
      Tenho certeza que se você começar a treinar, vai conseguir fazer fotos lindas! Beijos ♥

      Excluir
  17. Liindas as fotos, como sempre <3 Acho o minimalismo um estilo de vida muito interessante. Acho que conseguiria seguir em alguns aspectos mas tem dias que eu preciso de uma desordem ou de uma explosão de cores, hahah
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Betânia, você é sempre um amor em relação a comentários ♥
      Sim, sei exatamente como é isso, tem dias que tudo que a gente precisa é fazer aquela bagunça básica haha
      Beijos!

      Excluir
  18. Amo fotos assim, e tento ao máximo fazer mais nem sempre tenho sucesso, principalmente que não tento imitar ninguém. Amei o post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas é apenas uma questão de prática Nayane. :)
      Fico feliz que tenha gostado, beijos! ♥

      Excluir
  19. Olá! #VimPeloQG .. Estou conhecendo hoje o blog e adorei essa matéria sobre fotografia minimalista! Parabéns!!! Captei algumas ideias interessantes para minhas fotos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, fico muito feliz que tenha gostado.
      Seja bem vinda ao blog ♥

      Excluir
  20. amei seu post! embora o minimalismo pareça uma coisa simples, usar ele a seu favor e conseguir contar uma história com 'o menos' é algo que pode ser muito trabalhoso. adorei como explicou o estilo no post e as fotografias que fez como exemplo, ficou ótimo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Karine, fico muito feliz que tenha gostado!
      Pois é, as aparências enganam haha Mas tenho que admitir que é um estilo muito lindo!
      Beijos :)

      Excluir
  21. Eu caí sem querer no seu blog, e resolvi dar uma olhada pois, apesar de não saber fotografar tão bem quanto você, eu gosto de fotografia. Resultado: Amei! Parabéns pelo blog, e pelas fotografias, são lindas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh que bom que gostou Thamires, fico tão feliz em ler isso, você não imagina como! <3
      Seja bem vinda ao blog!
      Beijoox :)

      Excluir
  22. Provavelmente meu estilo favorito de fotografia! ♥
    http://www.sextadimensao.com/

    ResponderExcluir